A TRADIÇÃO

O DRAGÃO DO OCIDENTE

Châu Bạc Long Evandro Crestani (o dragão que serpenteia nas nuvens)

Mestre Evandro Crestani nasceu em Santo André – SP em 07 de setembro de 1970, iniciou nas artes marciais em 1980, na prática do Kung Fu no estilo FEI HOK PHAI, com o Grão Mestre Chiu Ping Lok, chegando ao grau de instrutor. Em 1985 iniciou no Qwan Ki Do em São Paulo com o Grão Mestre Serge Baubil, introdutor da arte no Brasil, se tornando um dos principais discípulos desta arte marcial no país, chegando a graduação de Faixa Preta em março de 1988 aos seus 17 anos. Com a partida do mestre Serge para o Canadá no final de 1988, mestre Châu Bạc Long Evandro Crestani decide dar continuidade na divulgação e expansão do QKD e começa a ministrar aulas particulares, onde rapidamente agregou vários alunos abrindo sua primeira academia de Qwan Ki Do em 1989 na cidade de Santo André, São Paulo, e a segunda academia em 1991 em São Paulo capital.

Durante a década 90, mestre Châu Bạc Long Evandro Crestani faz diversas apresentações ao público participando de congressos, seminários e festivais de Artes Marciais em São Paulo, ministrando cursos, palestras em universidades, entre elas UNIP e FEFISA. Em 1994 foi homenageado pela Associação Moy Yat Ving Tsun pelos serviços prestados as artes marciais no Brasil e participou do Curso de Extensão Universitária em Artes Marciais na Faculdade de Educação Física de Santo André, onde fez apresentação e aulas de QKD nos anos letivos 1994 a 1998.

Em 1998, mestre Châu Bạc Long viaja para a Europa para conhecer Thay Chuong Môn Pham Xuan Tong – Mestre Fundador do Qwan Ki Do, onde permaneceu um período na França treinando diretamente com Thay Chuong Môn. Após um período de intenso treinamento, pela suas qualidades técnicas e dedicação ao QKD foi nomeado oficialmente Representante e Diretor Técnico do QKD no Brasil.

Em 1999 realiza em São Paulo o 1º seminário internacional de QKD trazendo ao Brasil o Grão mestre Pham Xuan Tong, onde na ocasião participou do programa Jô Soares, no qual teve grande repercussão Nacional agregando vários representantes estaduais de QKD, Rio de Janeiro, Amazonas, Alagoas, e entre eles, o jovem Nielsen Amaral do Amapá praticante de QKD há 11 anos, tornando-o seu discípulo.

Entre 2002 e 2006 se dedicou intensamente na estruturação do QKD no Brasil fortalecendo sua organização a (União Qwan Ki Do Brasil) fundada em 2002. Em fevereiro de 2020 durante o 10º seminário internacional realizado em São Paulo mestre Evandro foi promovido ao 6º dang, recebendo a faixa coral diretamente das mãos do Thay Chuong Môn Pham Xuân Tong.