YUÈNÁN: (Vietnã)
QUÁN: (Punho em chinês) é a menção fonética do Quan de Quan khí Dao – Qwan Ki Do, também, a justa homenagem ao método marcial no qual foi treinado e ensinou por muitos anos.
O DRAGÃO: simboliza o espírito cavalheiresco, ancestralidade, sabedoria, honra, liderança, a linha hierárquica e genealógica dos mestres dos quais o fundador do Punho Vietnamita Sư Phụ Huáng Hǔ Nielsen Sobrinho Amaral é descendente. Em 3ª geração do Mestre Patriarca Châu Quan Ky (estilo Hồ Hạc Trao), em 2ª geração do Grão Mestre Pham Xuân Tong (estilo Qwan Ki Do) e na 1ª geração de seu Mestre Châu Bạc Long Evandro Crestani (estilo Qwan Ki Do). Também simboliza no horóscopo chinês o ano do Dragão de 1976, data de nascimento do fundador e o ano de 1988, início de seu treinamento nas artes marciais vietnamitas, a essência e a força do Dragão marcaram o seu destino para no futuro ser o criador do Yuènán Quán – Võ Thuật.
O TIGRE: representa a coragem, força, ferocidade, inteligência, independência, astúcia e a confiança necessárias a quem se dispõe, a liderar e conduzir os seus, por um caminho marcial e seus desafios.
BAMBUS – símbolo do Vietnã, com suas raízes entrelaçadas é o conjunto de um único organismo vivo formado de honra, marcialidade, hierarquia, disciplina, obediência, tradição, solidariedade, unidade e cooperação no bem uns com os outros, dentro e fora do método marcial.
O IDEOGRAMA CHINÊS a esquerda 越南拳 (Yuènán Quán), se traduz no nome do método “Punho Vietnamita” e a direita 胡家武術(Hú jiā wǔshù) “Arte Marcial da Família do Tigre Amarelo” em vietnamita Hổ Vàng Võ Gia.
O YING & YANG: representa uma dualidade de forças opostas e complementares que estão presentes em todas as coisas. Yin e Yang são conceitos interligados que descrevem a natureza dinâmica e equilibrada do universo. O yin é o princípio feminino, a terra, a escuridão, a passividade e a aquisição. O yang é o princípio masculino, o céu, a luz, a atividade e a penetração.
OS CÍRCULOS EM VERDE E AMARELO E BRANCO simbolizam na cultura oriental o equilíbrio entre a sabedoria (verde) e o Chi/energia/iluminação (amarelo), o branco representa a necessidade de silêncio, reflexão e tranquilidade em momentos difíceis a equidade no todo, são o propósito de quem caminhar no YUÈNÁN QUÁN, também, fazem referência as cores da bandeira do Brasil, país de origem do Fundador.
Temos como objetivo o desenvolvimento e a difusão do YUÈNÁN QUÁN – KUNG FU VIETNAMITA.