ĐẢ MÃ CÔNG – ” O CORTE VENDADO”
O Đả Mã Công (打馬功) é uma técnica avançada e rara, considerada o “sexto sentido marcial” dentro dos estilos de kung fu sino-vietnamita. Poucas escolas mantêm sua prática viva com profundidade, dada sua complexidade e exigência.
Traduzido no contexto marcial como “Corte Vendado”, o Đả Mã Công transcende a mera demonstração de habilidade: trata-se de um ritual de domínio técnico e mental, que exige precisão extrema, percepção espacial refinada, controle corporal absoluto e concentração meditativa.
Por essas razões, essa técnica é geralmente reservada a grão-mestres e discípulos avançados, sendo vista como um rito de passagem para aqueles que atingiram o ápice da maestria.
Na tradição sino-vietnamita, dominar o Đả Mã Công é sinal de prontidão para assumir a sucessão de uma linhagem ou fundar uma nova escola, tornando-se não apenas um mestre, mas um criador de caminho.
Embora não haja uma lista pública oficial, algumas escolas e linhagens são reconhecidas por preservar e ensinar essa técnica:
O domínio do Đả Mã Công pelo Grão-Mestre Kim Hổ Nielsen Amaral é fruto de seu estudo autodidata dessa técnica. Apesar de integrar a segunda geração de discípulos do Mestre Patriarca Pham Xuân Tong, ele nunca recebeu instrução formal em Đả Mã Công.
Foi por meio de pesquisa própria, testes constantes e refinamento pessoal que ele desenvolveu cada aspecto do “Corte Vendado”, o que reforça o caráter pioneiro, independente e a evolução na habilidade técnica do Grão-Mestre Tigre Dourado, criador do Punho Vietnamita.
Com o avanço da idade do Patriarca Pham Xuân Tong, que deixou de demonstrar o Đả Mã Công. Até onde se sabe, Sư’ Phụ Chưởng Môn Kim Hổ Nielsen Amaral permanece como um dos raros mestres de kung fu vietnamita no Ocidente com habilidade para a executar plenamente essa técnica.