Yuènán Quán Võ Thuật significa Arte Marcial do Punho Vietnamita, e foi sistematizada pelo grão-mestre Nielsen Amaral após 35 anos de estudos e prática intensa do kung fu sino-vietnamita, especialmente no estilo Quan Ky, transmitido diretamente na segunda geração de discípulos de Thầy Chưởng Môn Pham Xuân Tong, à qual, ele pertence.
A essência do punho vietnamita se ancora no Tao e no domínio da energia interna (khí/chi/ki), integrando tradições vietnamitas de Nội Công e Môn Phái Nội Gia, chinesas como Taijiquan e Qigong, e japonesas como Aikido e Daitō-ryū Aiki-Jūjutsu. O foco no estudo e no cultivo sistematizado do Khí serve de base tanto para o desenvolvimento técnico quanto mental e sua aplicação integrada na pratica do Yuènán Quán deixa as:
A energia interna refinada pelo estudo de Nội Công e Môn Phái Nội Gia e demais escolas orientais citadas reduz o desgaste físico, potencializa bloqueios e defesas e amplifica o poder de socos e chutes, tornando-os devastadores e letais.
O Sư Phụ Chưởng Môn Kim Hổ Tây Phương Nielsen Amaral no próprio nome, Yuènán Quán homenageia o Vietnã (“Yuènán”) – país ancestral de seu grão-mestre Pham Xuân Tong – assim como, fonética e simbolicamente, a escola Quan Ky/Qwan Ki Do ao usar a palavra “Quán” (sistema, estilo, método). Essas escolhas reforçam a conexão histórica e simbólica com seus mentores e a tradição marcial que o formou.
Após longa reflexão e diálogo com seu mestre Châu Bạc Long, grão-mestre Nielsen concluiu um ciclo de 35 anos no Qwan Ki Do, sendo 23 ao lado de seu mentor ao solicitar seu desligamento definitivo da União Qwan Ki Do Brasil e da International Qwan Ki Do Federation, para focar na sua nova jornada pessoal nas artes marciais.
A IQKDF ao acatar o pedido de desligamento manteve as graduações de Qwan Ki Do e Cổ Võ Đạo (armas tradicionais), e o título de mestre (Võ Sư)” para fins históricos e biográficos do fundador do Yuènán Quán. Esse reconhecimento singular reflete a conduta irrepreensível do mestre Nielsen Amaral, que encerra esse capítulo com o apoio e os votos de sucesso de seus mentores, mestre Châu Bạc Long e grão-mestre Pham Xuân Tong criador do Qwan Ky Do.
A crescente reputação do grão-mestre Nielsen atraiu mestres, professores e alunos de vários estados no Brasil. Para assegurar segurança jurídica e formalizar essa comunidade marcial, em agosto de 2023 ele protocolou junto à W.F.V.V – World Federation Vietnã Vocutruyen (Federação Mundial e Artes Marciais Tradicionais Vietnamitas):
• Registro do Yuènán Quán Võ Thuật como nova arte marcial tradicional vietnamita.
• Filiação oficial à W.F.V.V, acompanhada de passaporte esportivo e de documentos que comprovam mais de 35 anos de prática avançada
Em 5 de outubro de 2023, o grão-mestre Nguyên Guj Tot, vice-presidente internacional da W.F.V.V, reconheceu oficialmente o Yuènán Quán Võ Thuật como arte marcial tradicional vietnamita e Nielsen Amaral seu legítimo Sư Phụ Chưởng Môn (mestre fundador). Também foi conferida equivalência ao grau de Chuan Võ Sư 5º Dang, mas o grão-mestre Nielsen optou por manter o sistema de graduação próprio de seu método.
Com esse reconhecimento e a filiação à W.F.V.V, o Yuènán Quán Võ Thuật conquistou seu primeiro respaldo jurídico e validade internacional até se organizar em entidade internacional própria.
Em 29 de outubro de 2023 aconteceu a cerimônia de fundação da Federação Nacional de Yuènán Quán – Kung Fu Vietnamita. Poucos dias depois, em 8 de novembro, o Reino do Marrocos foi o primeiro país a integrar a família Yuènán Quán, seguido pela República do Gabão em 20 de fevereiro de 2024.
Em menos de um ano foram criados o Comité National Marocain de Yuènán Quán – Kung Fu e a Association Gabonaise de Yuènán Quán. Sentido a necessidade de garantir para seus mestres, professores e alunos interacionais a mesma segurança jurídica dada aos seus discípulos brasileiros, o grão-mestre Nielsen fundou, em 3 de março de 2025, a W.F.Y.Q – World Federation of Yuènán Quán (Federação Mundial de Yuènán Quán).
Na sua trajetória, o Qwan Ki Do viveu dois episódios marcantes de cisão:
• Em 1995, na França, com a formação do Chuong Quan Khi Dao, não reconhecido por Pham Xuân Tong e pela então World Union of Qwan Ki Do.
• Em 2020, na Itália, foi mais grave devido a reativação da antiga World Union of Qwan Ki Do, substituída em 2015 pela International Qwan Ki Do Federation. Grão-mestre Pham Xuân Tong condenou publicamente o líder do movimento cismático italiano – seu aluno mais antigo, a perda do título, graduação tornando-o proscrito por aliciar mestres, professores, alunos pelo mundo, usurpar nome, técnicas e legado do Qwan Ki Do junto a Justiça na Itália, uma traição sem precedentes.
Apesar de compartilhar raízes com o Qwan Ki Do, o Yuènán Quán Võ Thuật não se caracteriza como dissidência ou cisma, mas sim como uma nova arte marcial, nascida das tradições do Tao e da escola de Pham Xuân Tong.
Autonomia Metodológica e Organizacional: Antes de criar seu próprio método, o Su’ Phụ Chưởng Môn Nielsen Amaral desligou-se formalmente da International Qwan Ki Do Federation. A partir daí, desenvolveu o Yuènán Quán – Punho Vietnamita com:
• Metodologia, estatutos e filosofia próprios
• Lema, sistema de graduação e programa técnico exclusivos
• Emblema e uniforme distintos do Qwan Ki Do
Embora mantenha elementos universais das artes sino-vietnamitas — como saudação, formas, nomenclaturas, dança do leão (Vu Lan), dança do dragão (Vu Long), Co Võ Đạo e o estudo energético do khí/chi/ki — o Yuènán Quán possui identidade independente e estruturada com respaldo jurídico e validade internacional próprios, através da WFYQ.
“Os praticantes do Yuènán Quán são irmãos de armas dos praticantes de Qwan Ki Do e devem respeitar a linha hierárquica dos veneráveis mestres de Qwan Ki Do, pois não são dissidentes desonrados, mas filhos independentes e leais da arte mãe.” Su’ Phụ Chưởng Môn Nielsen Amaral.