O Yuènán Quán – Võ Thuật, é a reunião do interesse de mestre Nielsen Sobrinho Amaral no Tao, no estudo profundo de sua manifestação no Qui “Chi” ou Ki, sob a ótica de escolas tanto chinesas, quanto japonesas e dos 35 anos de estudos e prática nas artes marciais tradicionais vietnamita no estilo Qwan Ki Do e significa Arte Marcial Punho Vietnamita.
Após sete meses de muita reflexão e uma longa conversa com seu mestre Châu Bạc Long, ficou claro que o caminho que percorreram juntos ao longo de 23 anos havia se encerrado. Por força de honra, visando preservar acima de tudo a amizade entre ambos e salvaguardar o respeito, a marcialidade e o dever hierárquico devido ao seu mestre e sua antiga escola Qwan Ki Do, não lhe restou outra opção, a não ser requerer contra a vontade de Châu Bạc Long, o pedido de desligamento em definitivo da União Qwan ki Do Brasil e da International Qwan Ki Do Federation.
Após análise dos fatos, a pedido de seu próprio mestre para a IQKDF, o desligamento ocorreu, porém, mantendo intacto a graduação e título para fins de sua biografia e histórico marcial de mestre Nielsen, caso único no mundo, visto não haver por parte dele descumprimento de nenhum princípio ou regras da IQKDF.
Mestre Nielsen se desligou com o respeito e votos de sucesso de seu mestre Châu Bạc Long e do próprio Grão Mestre Pham Xuân Tong fundador do Qwan Ki Do que pelo facebook lhe agradeceu por cumprir tudo o que lhe foi determinado pelo Founder Office e IQKDF.
Com seu conhecimento marcial e senso de liderança, atraiu em seu entorno mestres, professores e alunos de vários países como Brasil, Marrocos e Gabão. No Brasil iniciando com os estados do Amapá, Santa Catarina, Minas Gerais, e posteriormente Alagoas e Pará. Com a necessidade de garantir mais segurança jurídica e legalizar essa nova estrutura marcial surgida em torno de si, resolveu submeter um pedido formal de reconhecimento de nova arte marcial e de filiação junto a WFVV – World Federation Vietnãn Vocutruyen (Federação Mundial de Artes Marciais Tradicionais Vietnamita), anexados com seu passaporte esportivo e demais documentos comprobatórios de mais de três décadas e meia de prática e conhecimento avançado em arte marcial vietnamita – Qwan Ki Do.
No dia 05 de outubro de 2023, o Grão Mestre Nguyên Guj Tot Vice-Presidente Internacional da WFVV, reconheceu o método Yuènán Quán – Võ Thuật como arte marcial tradicional vietnamita e Nielsen Sobrinho Amaral como seu legítimo Trưởng Môn ou Sư Phụ – Mestre Fundador e fazendo a equivalência de título e graduação para Chuan Võ Sư 5º Dang de Artes Marcias Tradicionais Vietnamita, contudo, Sư Phụ Nielsen aceitou e agradeceu a equivalência mas optou por seguir utilizando o sistema de graduação de seu próprio método.
Em 29 de outubro de 2023 fora realizada a cerimônia de fundação da Federação Nacional de Yuènán Quán e no dia 08 de novembro de 2023, o Reino de Marrocos foi o primeiro país a se juntar a família Yuènán Quán, seguido em 20 de fevereiro de 2024 pela República do Gabão.
YUÈNÁN QUÁN É UMA DISSIDÊNCIA DO QWAN KI DO?
Na sua história, o Qwan Ki Do, embora se tenha distinguido de outras artes marciais pela sua marcada homogeneidade e unidade, testemunhou, no entanto, alguns episódios de dissidência e divisão.
O primeiro episódio ocorreu em 1995 com a cisão do Qwan Ki Do na França e o nascimento de uma segunda escola conhecida como Chuong Quan Khi Dao. Não reconhecida e reprovada pelo fundador do Qwan ki Do Pham Xuan Tong e pela World Union of Qwan Ki Do órgão máximo naquela época.
O segundo episódio e o mais importante, ocorreu 15 anos depois no ano de 2020 com a cisão do Qwan Ki Do na Itália, onde foi reativada a antiga World Union of Qwan Ki Do que havia sido substituída em 2015 pela International Qwan Ki Do Federation, hoje única instituição aprovada e reconhecida como órgão máximo pelo fundador do Qwan ki Do Pham Xuan Tong,
Thay Chuong Môn Pham Xuan Tong de forma contundente e definitiva pelas redes sociais, diante do mundo inteiro, renegou como discípulo o líder do movimento separatista condenando-o a perda de títulos, honrarias, cargo e graduação, por se utilizar de via judicial no território italiano para usurpar e se apropriar indevidamente do nome Qwan Ki Do, suas tradições, legado, história, técnicas etc. Situação que se encontra em contenda na justiça italiana, até onde se sabe. Algo lamentável, desonroso e sem precedentes na história das artes marciais no século XXI.
Em que pese a espinha dorsal do YUÈNÁN QUÁN prover do QWAN KI DO, o Yuènán Quán – Võ Thuật não é uma dissidência, cisma ou separação, mas uma nova arte marcial derivada das tradições do Tao e da nobre escola de Grão Mestre Pham Xuan Tong.
Com efeito, seu mestre fundador Trưởng Môn Nielsen S. Amaral ao criar seu método marcial, ao contrário do Chuong Quan Khí Dao, não estava em estado de cisão, cisma ou separação e muito menos usou indevidamente de meios para usurpar para si, quaisquer elementos componentes da arte ancestral como feito no Qwan Ki Do italiano. Uma vez que, antes de criar o método e fundar a estrutura organizacional da nova escola, já havia se desligado formalmente pelos meios legais da International Qwan ki Do Federation.
Trưởng Môn Nielsen S. Amaral criou o Yuènán Quán – Võ Thuật com metodologia, estatutos, princípios, filosofia, lema, sistema de graduação, emblema, uniforme e programa técnico próprios e distintos do Qwan Ki Do. Seu método marcial é reconhecido pela World Federation of Vietnãn Vocutruyen – WFVV e a ela filiado, todavia, manteve na tradição Yuènán Quán, tudo que é de uso comum e universal nas artes marciais sino-vietnamitas à exemplo da saudação, algumas formas e técnicas, nomenclaturas e cultura, Vu Lan (dança do leão) e Vu Long (dança do dragão), o Co Vo Dao (armas tradicionais) e o estudo energético do Qui “Chi” ou “Ki”.
Por fim, o Trưởng Môn Nielsen manteve a menção fonética “Quan” no seu próprio estilo como homenagem ao Qwan Ki Do e a linhagem de mestres do qual descende em 3ª geração do Mestre Patriarca Châu Quan Ky (estilo Hồ Hạc Trao), em 2ª geração do Grão Mestre Pham Xuân Tong (estilo Qwan Ki Do) e na 1ª geração do Mestre Châu Bạc Long Evandro Crestani (estilo Qwan Ki Do).
Na cerimônia oficial de fundação do YUÈNÁN QUÁN, Trưởng Môn Nielsen Amaral foi categórico ao afirmar e determinar: “os praticantes do Yuènán Quán são irmãos de armas dos praticantes de Qwan Ki Do e devem respeitar a linha hierárquica dos veneráveis mestres, pois não são dissidentes desonrados, mas derivados leais e filhos da arte mãe”.
Temos como objetivo o desenvolvimento e a difusão do YUÈNÁN QUÁN – KUNG FU VIETNAMITA.